terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Temporada de lucro alto para bares e restaurantes da orla catarinense!


Temporada de lucro alto para bares e restaurantes da orla catarinense

Donos de estabelecimentos de Florianópolis são os mais satisfeitos do litoral neste início de ano: 70% deles estão faturando mais agora


Temporada de lucro alto para bares e restaurantes da orla catarinense Cristiano Estrela/Agencia RBS
O empresário Tarcísio de Oliveira, terceira geração à frente de um restaurante na Lagoa, registrou um desempenho 20% melhor neste início de temporadaFoto: Cristiano Estrela / Agencia RBS
Bares e restaurantes do Litoral de Santa Catarina comemoram o movimento de turistas da alta temporada. Pesquisa da Abrasel com 100 estabelecimentos de 15 cidades aponta que, para 64% dos empresários, o movimento de Natal e Réveillon foi melhor agora que em 2011/12.
Os donos de bares e restaurantes de Florianópolis são os mais satisfeitos do Litoral: 70% deles disseram ter faturado mais nesta do que na da última temporada.
Para Fábio Queiroz, presidente regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o alto movimento de turistas é resultado de um trabalho que iniciou há anos e que dará frutos por muito tempo.
— Estamos vendo a consolidação de uma soma de fatores, a começar pela criação dos fundos para o turismo do Estado, o Funturismo. Esse ano, também, SC foi novamente eleita o melhor destino turístico do Brasil. Em Florianópolis, as atrações não se resumem só a sol e praia. Os turistas, hoje, têm uma estrutura maior de shoppings, assim como de shows, festas e eventos — observa Queiroz. 

Otimismo para o restante da temporada

Os empresários do setor estão otimistas para o restante do verão. A pesquisa registrou que 67% dos entrevistados espera um movimento melhor até o final desta temporada.
No restaurante Oliveira, na Lagoa da Conceição, na Capital, o faturamento das festas de final de ano aumentou 20% frente à temporada anterior. O sócio da casa, Tarcísio Cosme de Oliveira, acredita que o número de turistas é maior a cada ano.
Para o irmão dele, Fellipe Oliveira, também proprietário, o principal diferencial é a localização.
— O restaurante fica no Centro da Lagoa, na rota dos turistas. Quem passa por aqui, para. Sem contar que temos 50 anos de tradição — diz.
Fellipe afirma que 80% dos clientes nesse final de ano foram paulistas. Mesmo sendo minoria (cerca de 2% do total), estrangeiros de novas nacionalidades estão surgindo, como asiáticos, iranianos e israelenses.


Desafios para servir ainda melhor
Nem tudo são flores no alto movimento de turistas do Litoral. Na pesquisa da Abrasel, donos de bares e restaurantes reclamaram, principalmente, do trânsito e da fraca infraestrutura das cidades. Para 27,3% dos entrevistados, o trânsito é o principal gargalo, enquanto que para 21,8% a infraestrutura é o maior complicador.
Em Florianópolis, o trânsito  e a infraestrutura incomodaram mais aos empresários do setor na parte Sul do município (27,8% e 22,22%, respectivamente), enquanto que a infraestrutura também atrapalhou aos empreendedores da Lagoa da Conceição. Fábio Queiroz, presidente da Abrasel, acredita que a situação pode começar a melhorar este ano:
— É a primeira vez, em oito anos, que uma representante do trade turístico assume a Setur. Maria Claudia Evangelista (ex-diretora executiva do Florianópolis Convention & Visitors Bureau) foi escolhida para a secretaria de turismo pela sua competência na área, e não por indicação política.
A nomeação de Vinícius Lummertz, ex-secretário de Turismo de Florianópolis, para o cargo de Secretário Nacional de Políticas de Turismo também é vista por Queiroz como possibilidade de reforço na estrutura do setor em SC.
Encontrar e manter trabalhadores é um desafio
Outro problema pendente no turismo de Santa Catarina, identificado pelos empresários que participaram da pesquisa, é encontrar e manter a mão de obra qualificada. Entre os entrevistados, 86% apontaram dificuldades nesse quesito, destacando a alta rotatividade e a falta de comprometimento dos funcionários. 
Fábio Queiroz recomenda, para as próximas temporadas no Estado, que os empresários comecem a contratar com antecedência. Em novembro, segundo o presidente da Abrasel-SC, os funcionários já devem estar em treinamento para que, em dezembro, a equipe esteja redonda e bem afinada. Ele acredita que o ideal é aumentar o número de funcionários no meio do ano e evitar a alta rotatividade.

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