quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Qual é a validade de um alimento cuja embalagem foi aberta?




         Muitos funcionários de serviços de alimentação, gerentes, donas de casa e outros consumidores possuem dúvidas quanto à validade dos produtos após a abertura da embalagem. Outros, no entanto, pressupõem que a validade do produto após a abertura continua sendo aquela impressa na embalagem pelo fabricante do produto.
Como então resolver essa questão? Como descobrir a validade correta dos alimentos após a abertura das embalagens? Será que o ar ambiente, o ar refrigerado, as contaminações dos outros meios, como utensílios e a própria manipulação do produto e/ou da embalagem não implicam diretamente na qualidade sensorial, nutricional e na segurança do alimento?
Para resolver essas questões temos dois caminhos a seguir:
         O primeiro caminho é criar-se o hábito de LER a rotulagem dos alimentos que consumimos!           A maioria dos produtos alimentícios possuem em suas próprias rotulagens – em letras pequenas, confesso – as instruções de armazenamento e o tempo de validade do produto após a abertura da embalagem. Como exemplos de produtos que consumimos em nossa rotina, temos o leite cuja validade para a maior parte das marcas são de 2 dias após a abertura da embalagem e armazenamento sob refrigeração, o suco UHT com 3 dias de validade após aberto e armazenamento sob refrigeração, o leite condensado com 7 dias após aberto e armazenamento sob refrigeração, os sucos em pó com 30 dias de validade e armazenamento em local seco e fresco. Porém, tais informações podem variar de marca para marca, então leia sempre o rótulo. Além dessas informações você poderá descobrir outras informações de grande valor, como a presença ou ausência de glúten ou outro composto que você possa possuir algum tipo de intolerância.
       Sabemos que nem sempre a leitura do rótulo é algo fácil. Abaixo, um exemplo de informação do armazenamento e validade de massa congelada contida na rotulagem do produto:
     A rotulagem indica a conservação:
• No freezer com a temperatura ideal de conservação de ?12 °C ou mais frio para o produto aberto (não recomendado) e para o produto fechado (120 dias, no caso a validade impressa no rótulo);
• No congelador com a temperatura entre ?12 °C e ?8 °C para o produto aberto (não recomendado) e para o produto fechado (3 meses). Note que ao armazenar o produto no congelador, onde a temperatura é menos fria que no freezer, a temperatura de armazenamento interfere diretamente no prazo de validade, mesmo para o produto fechado; 
• Na geladeira em temperatura de até 7 °C o armazenamento do produto não é recomendado nem para o produto aberto nem para o produto fechado.
 
      Um segundo caminho a seguir é o uso das legislações vigentes. Nesse caso, o uso da tabela abaixo nos auxilia a propor prazos de validade para produtos cujo rótulo não informa como armazenar e/ou qual a validade do produto após a abertura da embalagem. A tabela também pode ser usada para os produtos manipulados e produzidos por nós, como sobremesas por exemplo. 
Ressaltando, porém, que caso o fornecedor proponha uma nova validade para o produto aberto, tal informação deve ser respeitada incondicionalmente.
       A tabela abaixo foi elaborada conforme duas legislações vigentes, a CVS 06/99 vigente no Estado de São Paulo e a Portaria SMS 2619/11 vigente no Município de São Paulo, adotando-se os critérios mais rígidos para os parâmetros apresentados:










          Para controlar a validade dos produtos após aberto, podemos manter uma etiqueta nos produtos, contendo a data da abertura e o novo prazo de validade, por exemplo. Essa prática é obrigatória em serviços de alimentação, já em casa é facultativa, porém muito útil e segura!
Assim, podemos perceber que na maior parte das vezes a validade do produto após a abertura da embalagem não é a mesma do produto fechado (aquela impressa no rótulo do produto). 
É importante seguirmos os prazos de validade propostos pelos dois caminhos acima citados, pois, há estudos envolvendo essas validades. Os prazos foram determinados através de testes de vida de prateleira (shelf life), onde os produtos são submetidos a diversas condições e análises. 
Em sua próxima refeição, fique de olho então na validade dos alimentos, não apenas dos produtos fechados, mas também dos produtos abertos!

http://foodsafetybrazil.com/qual-e-a-validade-de-um-alimento-cuja-embalagem-foi-aberta/#ixzz2GwiN9mio

Nenhum comentário:

Postar um comentário