sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Notícias sobre o caso divulgado sobre a Vaca Louca no Brasil!

VACA LOUCA: BRASIL TRABALHA PARA NÃO PERDER MERCADOS DE EXPORTAÇÃO DE CARNE
Desde que o Brasil anunciou, há cerca de duas semanas, a identificação do agente causador do mal da “vaca louca” em um animal morto no Paraná/SC em 2010, seis países declararam o embargo à carne brasileira: Japão, África do Sul, China, Coreia do Sul, Egito e Arábia Saudita.

O governo brasileiro espera convencer os países a retirarem as restrições, mas já se prepara para acioná-los na OMC (Organização Mundial do Comércio) em março do próximo ano, caso as barreiras não sejam retiradas até lá. Para minimizar o impacto da ocorrência "atípica" de vaca louca no país, representantes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) participaram, ontem, de reunião com diplomatas de 20 países, em Genebra, na Suíça.

Status
Em entrevista ao jornal o Valor de hoje (20/12), o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, revelou que o status do Brasil como "país de risco insignificante" para a doença de "vaca louca" será examinado em fevereiro pela comissão científica da OIE, levando em conta o caso identificado no Paraná. Ele disse também que, pelas normas sanitárias atuais, "não é em razão de um único caso que o Brasil perderia seu status", o melhor possível em relação à encefalopatia espongiforme bovina (BSE, na sigla em inglês), nome científico da enfermidade. Vallat insistiu que não há risco de se consumir carne vermelha mesmo quando um país é atacado pelo mal. Há riscos no consumo de alguns órgãos, mas não no caso do músculo.

Também na contramão de declarações de técnicos brasileiros, Vallat relatou que há "pouquíssimos casos atípicos de BSE". Esclareceu que a OIE tampouco faz a diferença, oficialmente, entre "atípico" e "clássico" (mais perigoso para a contaminação da cadeia alimentar).

Brasil é 2º maior exportador de carne bovina
O maior comprador da carne bovina brasileira é a Rússia, que respondeu por 22,5% das exportações brasileiras no acumulado até outubro, seguida por Hong Kong (17,3%) e Egito (11,3%). Segundo a Abiec, Japão, a África do Sul e a China representam aproximadamente 1,5% da exportação brasileira de carne bovina no período de janeiro a novembro de 2012. Cada país corresponde, respectivamente, a 1.610 toneladas (0,14%), 639 t (0,06%) e 14.830 t (1,31%).

Em 2012, o Brasil é o segundo maior exportador de carne bovina do mundo. Entre janeiro e outubro deste ano, somando miudezas, in natura e industrializada do produto, o Brasil vendeu 1,024 milhão de toneladas para o mercado internacional, segundo dados do Mapa

De acordo com matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo de hoje (20/12), a expectativa é que não haja prejuízo ao volume das exportações de carne, já que os frigoríficos compensarão os bloqueios com a venda para outros destinos. Os embargos trarão, contudo, impacto no preço.



http://www.cfmv.gov.br/portal/destaque.php?cod=1098

Nenhum comentário:

Postar um comentário