sábado, 16 de fevereiro de 2013

Rede alemã de supermercados encontra carne de cavalo em lasanhas!


A rede de supermercados Real, da Alemanha, anunciou a descoberta de restos de carne de cavalo em lasanhas congeladas, depois de realizar testes em vários produtos da marca TIP.
Em comunicado, a rede informou que as análises foram uma medida preventiva, já que em nenhum momento houve risco para a saúde dos consumidores.
Foi a primeira vez que produtos com carne de cavalo não declarada foram encontrados no país.
Ina Fassbender/Reuters
Açougueiro alemão com carne de cavalo em abatedouro; autoridades investigam o uso indevido do produto
Açougueiro alemão com carne de cavalo em abatedouro; autoridades investigam o uso indevido do produto
A empresa destacou que o produto não cumpre com as exigências de qualidade da empresa e que a retirada foi feita ainda na última sexta-feira (8), quando surgiram as primeiras suspeitas.
A rede de supermercados Edeka, maior distribuidora alemã de produtos alimentícios, também solicitou uma série de análises dos seus produtos, assim como a empresa de venda de produtos congelados em domicílio Eismann e a rede Kaiser's-Tengelmann.
A União Europeia anunciou na quarta-feira uma campanha de testes de DNA em todos os Estados membros e uma coordenação das investigações pela Europol, após uma reunião de crise em Bruxelas.
Autoridades alemãs condenaram a prática de introduzir clandestinamente carne de cavalo em produtos vendidos em supermercados alemães.
Seis empresas de alimentos congelados suspeitas de utilizar carne de cavalo entre novembro de 2012 e janeiro deste ano já são alvo de controle na Alemanha.
A Comissão Europeia pediu nesta quarta-feira a todos os Estados membros da União Europeia que façam exames de DNA nos produtos a base de carne de boi, como parte de um plano para responder ao escândalo da carne de cavalo em refeições.
O plano recomendará que todos os países do bloco realizem exames de DNA nos produtos apresentados como contendo carne de boi, indicou o comissário encarregado da Saúde e dos Consumidores, Tonio Borg, após uma reunião de ministros europeus em Bruxelas.
A proposta será submetida aos Estados membros na sexta-feira.
Borg quer que uma primeira série de testes seja realizada durante o mês de março, com os primeiros resultados divulgados em meados de abril.
Ele também pediu que os Estados façam exames para detectar a eventual presença de fenilbutazona, um anti-inflamatório para cavalos, que tornaria a carne imprópria para consumo.
O caso eclodiu após a descoberta, na semana passada, de lasanhas da marca Findus vendidas no Reino Unido contendo carne de cavalo em um produto que indicava carne bovina. O temor de que essa prática seja comum se espalhou pela Europa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário